Código: | LAIS103 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
Português
Caracterizar os contributos da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento na compreensão do
homem;
Caracterizar o homem como sujeito que constrói activamente a realidade em que vive.
Caracterizar os modelos clássicos de desenvolvimento humano;
Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interacção entre indivíduos, dentro dos grupos e entre os grupos;
Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar a realidade social.
Breve abordagem aos conceitos base em Psicologia Social numa perspectiva de compreensão do desenvolvimento humano.
Ponto 1 - O Desenvolvimento Humano. O estudo do desenvolvimento humano.
Ponto 2 - A formação de uma nova vida. Nascimento e desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial nos três primeiros anos
Ponto 3 - A segunda Infância. Desenvolvimento físico e cognitivo e psicossocial.
Ponto 4 - A terceira Infância. Desenvolvimento físico e cognitivo e psicossocial.
Ponto 5 - A adolescência. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
Ponto 6 - Início da Vida Adulta e Adulto Jovem. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial no início da vida adulta e no adulto jovem.
Ponto 7 - Vida Adulta Intermedia e tardia. Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial na vida adulta
Ponto 8 - O Fim da Vida. Lidando com a morte e o sentimento de perda.
Os conteúdos teóricos permitem a abordagem dos objectivos da UC numa perspectiva de ciclo de vida integrando diferentes perspectivas teóricas e abordando temas chave do crescimento e desenvolvimento da pessoa na sociedade actual.
As metodologias de ensino baseiam-se no modelo de "Pratice Based Research" com exploração dos objectivos de aprendizagem por parte dos estudantes, com análise e reflexão de textos, da promoção de debates, partilha oral de conhecimentos e produção de materiais diversificados,
centradas sempre na ideia do estudante como autónomo e agente da sua própria aprendizagem.
As metodologias de aprendizagem promovem um funcionamento em sala de participação de todos no qual os estudantes reflitam e discutam acerca do processo de crescimento, desenvolvimento e envelhecimento dos seres humanos e do seu próprio, desafiando à partilha de observações e leitura crítica de situações e casos práticos do seu dia-a-dia.
O trabalho de avaliação é fundamentalmente realizado em sala de aula, com produção de textos (uma folha por aula) de 11 a 31 de outubro, relativos ao programa, apresentações orais, em grupo, de 7 de novembro a 6 de dezembro, resumos dos 4 debates realizados em aula entre 12 e 20 de dezembro e entre 9 e 23 de janeiro produção de um texto sobre o desenvolvimento humano.
Ponderação:
Tarefas de outubro: 25% (individual)
Apresentação oral em grupo ou resumos das apresentações dos colegas: 25%
Resumos dos 4 debates:25% (individual)
Texto aprofundado: 25% (individual)
Avaliação contínua
|